Logo Prefeitura de Salvador

Histórico

A SECRETARIA DE MANUTENÇÃO E SUA MISSÃO INSTITUCIONAL

A manutenção da infraestrutura urbana é de vital importância para a dinâmica e o funcionamento do município. De forma lúdica, pode-se considerar a cidade como um ente vivo, que necessita de cuidados e medidas de ordem profilática para se manter saudável e com longevidade. Igualmente, a manutenção e conservação tornam-se essenciais no sentido de salvaguardar as condições de funcionamento e vida útil dos equipamentos e bens públicos, com reflexo direto no bem-estar da população.

Sob tal ótica e visando maior celeridade à máquina pública, em 29/11/14, por meio de reforma administrativa com base na Lei 8.725, foi criada a Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade do Salvador (SEMAN), tendo como finalidade realizar a manutenção, recuperação, conservação dos bens, prédios, equipamentos e espaços públicos, bem como planejar, supervisionar, acompanhar e fiscalizar os projetos e obras no plano de conservação e manutenção de vias públicas, além de gerenciar e operar os equipamentos de engenharia urbana nos espaços públicos de Salvador.

Tendo em vista suas atribuições como missão primária, sendo estas ações atreladas ao crescimento populacional de Salvador, é de suma importância a racionalidade e agilidade no atendimento às demandas da cidade, sempre em compatibilidade com os recursos financeiros do município. Desta forma tem sido buscada a adoção de ferramentas modernas em consonância com profissionais qualificados, tanto no que diz respeito à engenharia urbana quanto à gestão pública, o que favorece a maximização das intervenções e a otimização dos recursos disponíveis, possibilitando maior eficiência e eficácia nas ações de manutenção e conservação da cidade.

Skip to content