Logo Prefeitura de Salvador

Conservação de Espaços Públicos

No contexto de conservação e manutenção de estruturas públicas municipais são realizadas ações importantes voltadas para o resgate histórico do patrimônio, para o âmbito sociocultural da população e dos turistas, tendo reflexo direto no setor econômico de Salvador.

Em muitas estruturas, como as balaustradas, equipamentos e mobiliários urbanos existentes na orla marítima, em razão da agressividade do meio em que estão inseridas, tratando-se de peças pré-moldadas em ferro e concreto, fazem-se necessárias frequentes ações de manutenção no sentido de salvaguardar seus aspectos estéticos e estruturais. Desta forma, são imprescindíveis procedimentos para correção de trincas, fissuras, remoção de ferrugem, fungos e bolores, compreendendo selagem, tratamento, lavagem, raspagem e repintura.

Em muitos casos se faz necessária a substituição ou reparo total do mobiliário ou equipamento danificado, quer sejam bancos, cachepôs, jardineiras, balizadores e piquetes, assim como ações de recuperação de fontes e monumentos. A necessidade de frequente manutenção destes equipamentos está diretamente vinculada ao uso inadequado e/ou vandalismo, furtos e acidentes com veículos.

Nas intervenções realizadas pela SEMAN para manutenção do patrimônio citamos:

– Reforma dos Fortes São de Diogo e Santa Maria

– Recuperação da Cobertura do Mercado de Água de Meninos

– Revestimento e cobertura do Canal Churupita

– Melhoramentos da infraestrutura urbana do Bairro do Marotinho – Bom Juá

– Requalificação da Praça Rio Branco

– Requalificação do Mercado do Peixe do Rio Vermelho

– Recuperação do Mercado Modelo

– Requalificação da Orla Marítima da Ribeira

                                                                         Limpeza da Fonte do Campo Grande
Skip to content