Logo Prefeitura de Salvador

Drenagem

– Desobstrução da rede de microdrenagem

A desobstrução do sistema de microdrenagem consiste na limpeza das caixas coletoras de diversos tipos e poços de visita, bem como no jateamento de galerias por meio de equipamentos de alta pressão, tipo swer-jet, que promovem a retirada de materiais sedimentados restaurando a capacidade de vazão das redes. É uma ação permanente executada pela SEMAN de forma preventiva e de forma corretiva, quando são identificados alagamentos.




– Recuperação da rede de microdrenagem (Fuga de Material) 

A recuperação consiste no reparo das galerias de águas pluviais com a substituição de manilhas e tubos do sistema de microdrenagem. É um serviço realizado de forma corretiva, após a observação de buracos no pavimento provocados pelo carreamento de sedimentos através do sistema de drenagem.




– Substituição de grelhas e tampões de caixas e poços de visitas  

Os serviços de manutenção compreendem também as reposições de grelhas e tampões danificados em caixas de sarjeta, caixas de passagem, poços de visitas, dentre outros componentes do sistema de drenagem. Podem ser constituídos de férreo fundido, concreto e PEAD – Polietileno de Alta Densidade.

A limpeza e dragagem dos canais, córregos e rios, são atividades rotineiras da SEMAN cujo objetivo é manter ou restabelecer as mínimas condições hidráulicas de funcionamento do sistema de macrodrenagem da cidade, evitando e/ou minimizando possíveis danos à população nos períodos de chuvas intensas.

Os serviços de dragagem, em sua quase totalidade, são realizados por equipamentos de grande porte, dentre eles: escavadeiras hidráulicas de braço curto e longo, retro escavadeiras, pás carregadeiras e caçambas. Em situações especiais ou pela inexistência de acesso aos equipamentos, são realizadas operações de limpeza manuais.

Skip to content