Equipes da Seman combatem problemas causados pelas fortes chuvas

Durante as fortes chuvas que desabaram sobre a cidade de Salvador, na terça-feira (12/1), todo o contingente operacional da Secretaria de Manutenção da Cidade foi direcionado para o atendimento das ocorrências de alagamentos, quedas de árvores, galhos, danos em pavimentos e estruturas públicas.

Alguns alagamentos ocorrem pelo bloqueio da funcionalidade drenante, causado por obstruções diversas, principalmente pelo descarte irregular de lixo, detritos, folhas e entulho nas proximidades das caixas sarjeta (boca de lobo).

O jateamento de galerias por meio de equipamentos de alta pressão, tipo swer-jet, promove a retirada de materiais sedimentados e restaura a capacidade de vazão das redes, cessando os alagamentos. A desobstrução do sistema de microdrenagem consiste na limpeza das caixas coletoras de diversos tipos de poços de visita.

São ações permanentes executadas pela Seman de forma preventiva e de forma corretiva quando são identificados alagamentos, como os ocorridos na Av. Octávio Mangabeira e Rua das Hortências, na Pituba; e Largo da Calçada e Baixa do Fiscal, na Cidade Baixa.