Logo Prefeitura de Salvador

Lagoa dos Dinossauros chega para alegrar a criançada

Queridos, cheguei! A saudação de Dino da Silva Sauro, personagem da série televisiva Família Dinossauros, era direcionada para sua esposa Fran: “querida, cheguei!”, mas adaptamos para anunciar o novo local de lazer de soteropolitanos e visitantes: a Lagoa dos Dinossauros, que foi entregue na manhã desta terça-feira (5), no Stiep, pelo prefeito Bruno Reis.



Através da Desal foi a primeira entrega do ano da Seman e o secretário Luciano Sandes ressaltou a alegria das crianças com o novo espaço de entretenimento da capital baiana. O horário de funcionamento segue o decreto municipal de enfrentamento ao coronavírus: de segunda a sábado, das 6h às 17h. O investimento total foi de quase R$ 9 milhões. 

Dentro da Lagoa dos Dinossauros será construída uma base de apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) para que faça a segurança do local e possa orientar os visitantes. O parque foi todo cercado por gradil e a portaria terá catraca, onde será possível orientar e fiscalizar a entrada. 

Revitalização – A lagoa tem 16.470 m² e o entorno possui espaço de convivência, sanitário, novo mobiliário com jogos de bancos e mesa, banheiro para pessoas com deficiência, pergolado, anfiteatro, acessibilidade e quiosques.   

Além de se divertir com as réplicas dos dinossauros, que foram produzidas pela Desal, os visitantes desfrutam de um local aprazível e estruturado. Antes da intervenção, a situação de abandono trazia um clima de insegurança e, ainda por cima, o local recebia pontos de esgoto despejados por edificações próximas. Estes focos foram desativados com o apoio das secretarias de Manutenção (Seman) e de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), assim como da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa). 

A lagoa também passou por um processo de aeração, que melhora as condições da água. Serão lançados, ainda, cinco mil alevinos de espécies diferentes doados pela Bahia Pesca, para aumentar o número de peixes. 

“Essa inauguração faz parte da estratégia de cada vez mais desenvolver o espaço público ao cidadão. Estivemos aqui há pouco mais de um ano e nos deparamos com um lugar completamente abandonado, com esgoto alimentando a lagoa, sem peixes, sem patos. As pessoas não frequentavam este local. Decidimos, portanto, implantar um projeto arrojado e impactante”, disse o prefeito, ressaltando que as réplicas dos dinossauros foram construídas pela própria Desal.   

Duas delas são de Tiranossauro Rex, com aproximadamente cinco metros de altura e nove metros de comprimento cada. As demais estão distribuídas em seis réplicas de Velociraptor, duas de Dilofossauro, uma de Dilofossauro Sinensis, uma de Braquiossauro, uma de Pteranodonte e um Anquilossauro. 

No local, o visitante tem a sensação de ter voltado ao tempo diante das esculturas em tamanho real, situadas em uma área verde, com vegetações nativas de Mata Atlântica em pleno meio urbano. As réplicas emitem som com a aproximação das pessoas, por meio de um sensor de presença e do uso de um aplicativo. 

O processo de construção das peças envolveu um estudo sobre como era a anatomia dos dinossauros. Após o estudo e a busca de imagens, os colaboradores da autarquia projetaram as imagens em 3D e as retrataram em estruturas metálicas. O passo seguinte foi cobrir essas estruturas esculpindo célula por célula com argila. Depois que as peças foram totalmente cobertas e fibradas, elas foram recortadas dando origem à fibra de vidro que é utilizada como forma final. 

A Lagoa dos Dinossauros espera por vocês!

Skip to content